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Como fazer um planejamento estratégico

É importante, antes mesmo de agir, colocar no papel quais as expectativas da empresa no seu mercado de atuação. A ideia é definir uma série de tarefas de modo organizado, juntamente com as lideranças da empresa. Este recurso serve para que se integre as ofertas do mercado às condições internas da empresa, a fim desenvolver melhor o negócio ao contexto.

Há quem pense que o planejamento é algo que serve para a vida toda. O mercado oscila e a empresa é um organismo vivo. Desta forma, é preciso rever as suas metas de tempos em tempos, avaliando constantemente os resultados.

Perguntas Valiosas

Comece o seu planejamento estratégico com três questionamentos: Quem somos? Para onde queremos ir? Como faremos isso acontecer? São perguntas simples que permitem que a empresa desenvolva diferenciais e tome um novo fôlego diante da concorrência. Estas estratégias definirão as próximas decisões.

Para explorar melhor este alinhamento, expanda ainda mais estas perguntas. É preciso buscar o máximo de informações para serem usadas ao seu favor.

  • Quem é a empresa?
  • Qual a sua missão?
  • Qual a relevância do nosso negócio para o mercado?
  • Aonde queremos chegar?
  • Quem é hoje a concorrência?
  • Quem são os atores envolvidos nesse planejamento? – É importante definir o papel de cada um dos envolvidos.
  • Quais os insumos (internos e externos) para realização de seu negócio?
  • Quais os recursos necessários a serem implantados para otimizar os processo da empresa (liste o que é necessário, de softwares ao desenvolvimento e treinamento).
  • Entre outros questionamentos.

O planejamento estratégico na prática

Considerando o objetivo da empresa (quem somos e onde queremos ir?) e as estratégias alinhadas com estes objetivos (como faremos isso acontecer?), é preciso estabelecer as etapas:

Cenário (interno e externo):

Pontos fortes

Limitações

Ameaças

Oportunidades

Objetivo:

Objetivo bem específico sobre o que a empresa almeja.

Estratégias:

Em linhas gerais, quais ações que a empresa deseja realizar.

Programa de Ação:

Progressivamente, definir um plano de ação, uma espécie de cronograma com datas, custos e responsáveis. Para não deixar o planejamento estratégico ser ofuscado ou cair em desuso, é importante estabelecer reuniões periódicas para o acompanhamento dos resultados, dar feedbacks, definir novas ações, discutir contingências e desafios, etc.

Outro detalhe importante são as métricas – mensurar e documentar em detalhes o que se faz e como se faz. Quanto mais organizada e bem feita for essa execução, mais poderemos medir o nível de maturidade de uma empresa. Quando os processos são integrados, por exemplo, por um eficiente software ERP, é muito mais fácil analisar os resultados de todas as áreas do negócio, uma vez que este recurso gera relatórios. Desta forma, um software como o Byte Córtex, da Byte Software, é um investimento decisivo, não apenas para otimizar o dia a dia da empresa, mas dispor de dados importantes sobre o seu desenvolvimento.

O software ERP permite a sincronia dos processos de gestão pessoas, estratégia e rotina, permite a melhor divisão das funções e responsabilidades, melhorar a comunicação interna entre os diversos setores e a comunicação externa – os ganhos se refletem nos clientes, melhorar a qualidade do trabalho, produtividade e relações interpessoais, etc.

É importante dizer que o planejamento estratégico completo requer muito esforço e dedicação, além de comprometimento de todas as equipes envolvidas. Buscar sempre o melhor para a sua empresa  é fundamental: as empresas que abrem mão de estratégias equivocadas conseguem visualizar mais facilmente os novos rumos, aproveitando boas oportunidades, formando grandes líderes e aproveitando as melhores oportunidades que o mercado tem a oferecer.

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